Mostrando postagens com marcador psicoisando. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador psicoisando. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Psicoisando - O que não tem remédio, remediado está??

Comentário(s)

Ola seres pensantes,

Pra começar o post de hoje gostaria de explicar algo sobre essa coluna.  Meu objetivo não é mudar a opinião de vocês. Não é ser a dona da verdade. Eu ofereço a vocês a minha opinião nua e crua para despertar  na cabecinha de vocês suas próprias opiniões . Sejamos sinceros, quantas vezes pensamos   "ah, isso não me afeta, não tenho porquê ter uma opinião formada sobre isso..." ?  Eu tenho visto muitas pessoas que só reclamam, mas quando estão em debate não sabem bem basear seus pontos de vista e eu senti vontade de sacudir esses pensamentos e esse é o nosso objetivo aqui.

Feed Back do post passado

 Fiquei muito feliz com os comentários em resposta do primeiro post e espero ter cada vez mais seguidores que não têm medo de expor suas opiniões. Vocês são super bem vindos. Não existe uma verdade única, existem pontos de vista que podem formar verdades mais, como posso dizer? aceitáveis? confortáveis? vamos tentar somar e não nos reter a um único olhar.  Vamos além dos nossos gostos pessoais, vamos pensar além!!

Bom, vamos começar.

Eu Juliana já tive (acho) que a maioria das experiências de ensino que uma pessoa poderia ter. ( criança traumatizada sem referências hahah)  Já estudei em colégio público, particular, militar, religioso, faculdade privada e federal. Já morei em lugares de culturas muitíssimo diferentes: Rio de janeiro e seus cariocas, Natal e o povo nordestino feliz da vida, Porto Velho e hábitos indígenas até em festas juninas, Brasília e sua população fria, fora os lugares que conheci graças a um pai praticamente nômade. Então, acho que tenho um pouco de liberdade pra julgar todas as pessoas como IGUAIS. Logo, vamos falar de cotas? Também.





Faço faculdade desde 2010, mas em 2012 resolvi prestar vestibular pelo ENEM, porque sou uma pessoa que está sempre insastisfeita e eu quero mais! Sempre mais! Então, ter uma carta na manga pra mudar de faculdade me agrada. Não fui mal na prova, tive uma média acima do esperado e estava feliz com isso até lembrar das COTAS! Cotas para negros, escola pública e indios? Cotas para brancos que se declaram negros? Cotas para pessoas de classe média que se formam em escolas públicas para receber vantagens? Também. Não tiro a razão de ninguém, mas acho que se declarar "diferente" deveria ser vergonhoso. Aceitar ter um acréscimo na sua nota por ser negro é um preconceito consigo mesmo. Alguns dirão que eu digo isso por não ter tal benefício, não vou ser hipócrita, eu usaria o meu direito. Mas a pergunta é: POR QUE existir cotas? Por que diferenciar pessoas por sua cor?


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Psicoisando - Apresentação

Comentário(s)








Olá pessoas, sejam bem vindas ao "Armário Aberto". Eu sou a Juliana Martinez, conhecida como Xuzu (há 8 anos me perguntam o porque desse apelido e sinceramente, nem eu sei mais). Sou estudante de Psicologia na Universidade Federal Fluminense, tenho 22 anos e sou escorpiana. Rabugenta desde que me considero gente, a mais reclamona das minhas amigas e questionadora por instinto. Não aceito "porque sim" como resposta e sim, sou chata, com orgulho. Eis a minha missão em Terra: Implicar,questionar, reclamar... Aqueles que já me conhecem talvez ate valorizem esse meu jeitinho carismático de ser (tadinho do meu namorado!), até porque, não estaria aqui se não fosse reconhecido haha (Gracias Lis!).

Poucas das muitas coisas que eu amo: Gatinha Maria Fumaça, Gato Principe Roberto, Namorado Pedro, Cerveja, Roberta Sá, Maria Rita, Romero Britto, Psicologia Forense, Grêmio, Papai e novas aventuras (com segurança haha!)... Não tem foto da mãezinha no computador e as amigas não entram no mural porque posso esquecer alguém e dar briga. Teria que colocar um post só de coisas que eu gosto e ao longo do tempo vocês vão descobrindo.

Pois bem, minha coluna se chama "PSICOISANDO", achei muito digno diante do que pretendo questionar e reclamar com vocês. O nome surgiu graças a uma professora da minha faculdade, que sinceramente é uma versão minha velha, que também reclama de tudo e usa o termo "Psicocoisa" em suas aulas. O que isso significa? Bom, como todos os seres humanos, principalmente você que esta lendo isso agora, acredita ser bom entendedor em algo. Sempre teremos uma opinião formada sobre determinado assunto. Isso é fato. Sempre estaremos prontos a dar um pitaco e quase sempre, nosso ponto de vista é o que estará certo. Não é assim? Então, psicocoisa é a psicologia das coisas, psicoisar é dar pitaco, logo "psicoisando" significa "tentar entender a psicologia ou o porquê de uma certa coisa acontecer" (Ex: Porque a tchutchuca no BBB13 da mole pro marombadinho e depois foge? O que passa na cabeça da santa?? haha - Qual a psicocoisa dessa atitude? Ela é só uma vaca ou esperta? - Mentira... não vamos falar de BBB, mas é por ai. Coisas do nosso dia a dia que vivemos questionando e claro, temos uma opinião formada sobre. Vamos jogar no ventilador e causar polêmica?)

Então, a minha coluna é basicamente isso. Espero que vocês participem, opinem, mandem sugestões de assuntos, porque assunto no país do carnaval é o que não falta!! E vamos nessa!! Mais uma vez, sejam bem vindos. Nos encontraremos aqui pra psicoisar todas as segundas-feiras.
Tenham todos uma ótima semana e vamos pra sala que vai começar o BBB13!! ( NÃO!!!)


Um beijo,

Juliana Martinez