quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Decidindo a Fantasia de Carnaval - L'art du silence







Agora nós temos um problema! rs

Eu estava pensando no que vestir no carnaval... Não sou muito chegada, mas vou escolher um dia pra sair, de preferência durante a noite. Como publiquei aqui, não quero usar coisas que as pessoas normalmente já usam, gosto de diferenciar.

Todos sabem da minha paixão por Chaplin, e quem não sabe está sabendo agora. E como eu já me vesti de Carlitos num outro ano, esse ano vou me inspirar em quem se inspirou nele: Marcel Marceau.

"Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau, (Estrasburgo, 22 de março de 1923 — Cahors, 22 de setembro de 2007) foi o mímico mais popular do período pós-guerra. Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX".



A inspiração surgiu do nada, pensando que eu não iria mais uma vez me vestir de Carlitos, mas ainda assim querendo que fosse algo relacionado, lembrei dos mímicos clássicos que conhecemos (e eu não preciso explicar a relação aqui, né?). Escrevendo "mimico" no google apareceram várias imagens de pessoas caracterizadas quase que da mesma maneira, o que me deixou um pouco intrigada, já que eu não fazia ideia do porquê desse figurino. Então fui pesquisar mais fundo, e acabei encontrando este homem, que pra minha surpresa e amor maior, também se inspirou em atores da "commedia dell'arte" como Chaplin para iniciar sua carreira. E foi ele que criou esse figurino clássico que conhecemos: camisa listrada, chapéu, flor espetada! :) A cara pintada (ou máscaras) já existiam desde a época do teatro grego.



"Após ter visto Charlie Chaplin, interessou-se em atuar. Após a guerra, matriculou-se em 1946 na escola de arte dramática de Charles Dullin no Teatro Sarah Bernhardt em Paris, onde estudou com professores como Charles Dullin e o grande mestre Étienne Decroux, que tinha ensinado também a Jean-Louis Barrault. (...) Inspirado em comediantes como Chaplin, Buster Keaton, Irmãos Marx, Harry Langdon, nos "clowns" da commedia dell'arte italiana, além dos gestos estilizados da ópera chinesa e do teatro japonês Noh, em 1947, Marceau criou Bip, o palhaço de cara pintada, que em seu casaco listrado e surrado, chapéu de ópera de seda com uma flor espetada - significando a fragilidade da vida - tornou-se seu alter-ego, exatamente como o Vagabundo de Chaplin".

Bom, vou tentar chegar perto do clássico que mais conhecemos hoje, que é parecido com isso! rs



Se alguém mais souber de coisas interessantes sobre o assunto, comente!! :D
Me desejem sorte, e claro, postarei fotos quando eu conseguir! :) Beijos!



Comentários