domingo, 3 de julho de 2011

Domingo é dia de filme - Enredos que dão nó

Olá, galera! Detesto falar sobre mim, então serei o mais breve possível. Nome: Nathália de Alencar Cavalcante. Apelido: Nat. Idade: 20 anos. Sou a nova colunista do "Domingo é dia de filme!" e espero que vocês gostem...
Bom, primeiro gostaria de agradecer a Lis pela oportunidade de publicar minhas palavrinhas aqui. Valeu! ;)
Agora, vamos ao que interessa...

O tema dessa semana é "Enredos que dão nó". Resolvi começar com uma afinidade pessoal, já que sou apaixonada por esse tipo de filme que dá uma volta no nosso cérebro. Existem três tipos de filmes que dão nó:
1) tipo inversão-de-papéis: a gente começa achando que o mocinho é o mocinho e o vilão é o vilão, mas no meio da trama tudo se inverte e você não entende mais nada;
2) tipo sem-noção: esse é o melhor pior de todos. É aquele que a gente começa sem entender nada e termina entendendo menos ainda... rsrsrs
3) tipo vai-e-volta: esse é o meu favorito! O filme começa na metade da história, depois volta para o início e vai para o final e termina na metade outra vez.
Para ilustrar essa categoria do cinema tão adorada por poucos e odiada por muitos, seguem os cinco filmes abaixo: (É claro que não vou classificar os filmes dentro dos três tópicos que citei, porque estragaria toda a surpresa da história.)


CISNE NEGRO

Título original: Black Swan
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Rider, Vincent Cassel.
Duração: 103 min
Gênero: suspense

Nina (Natalie Portman) é uma bailarina muito dedicada que vê, na aposentadoria de Beth MacIntyre (Winona Rider), sua chance de conseguir o sucesso e o posto de primeira bailarina da companhia.  Ela consegue ser selecionada, mas enfrenta vários problemas, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Nina, então, inicia um processo de conflito psicológico devido ao seu perfeccionismo e à pressão exercida por seu professor Thomas Leroy (Vincent Cassel). Ela passa a idealizar uma concorrência vinda de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).

Em uma palavra: intenso



PONTO DE VISTA

Título original: Vantage Point
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Pete Travis
Atores: Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Bruce McGill.
Duração: 90 min
Gênero: suspense

Em uma conferência mundial contra o terrorismo realizada em Salamanca, Espanha, o presidente dos Estados Unidos, Ashton (William Hurt), é baleado e um grande tumulto se forma. Responsáveis pela proteção do presidente, os agentes do Serviço Secreto, Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox), procuram encontrar o criminoso.  A trama se reinicia, então, a partir das perspectivas de vários personagens presentes no local, na hora e depois do atentado.

Em uma palavra: inteligente 


ALÉM DA VIDA

Título original: Hereafter
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Clint Eastwood
Atores: Matt Damon, Cécile de France, Frank McLaren, George McLaren.
Duração: 129 min
Gênero: drama

Três histórias perpassam pela morte de modo distinto. George (Matt Damon) é um americano que desde criança consegue se comunicar com aqueles que já se foram, mas ignora seu dom por querer levar uma vida normal. Marie (Cécile de France) é uma jornalista francesa bem sucedida que, após ser arrastada por um tsunami, vive uma experiência de quase morte. Em Londres, Marcus (Frank McLaren/George McLaren), um menino, perde seu irmão gêmeo e segue em uma busca desesperada por respostas. Todos seguem suas vidas, até que seus caminhos se cruzam, mudando suas crenças.

Em uma palavra: melancólico


A ORIGEM

Título original: Inception
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Christopher Nolan
Atores: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page.
Duração: 148 min
Gênero: ficção científica

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Em uma palavra: criativo



LARANJA MECÂNICA

Título original: A clockwork orange
Lançamento: 1971 (Inglaterra)
Direção: Stanley Kubrick
Atores: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke.
Duração: 138 min
Gênero: ficção científica

No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em um experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Em uma palavra: insano




Agora é só escolher e fazer a pipoca! Até o próximo domingo...




Comentários


9 comentários:

  1. Hummm! Bom gosto para filmes! :-)

    Acho que o melhor que tá na lista é o "A Origem", porque se encaixa nos raros filmes que o DiCaprio se supera na atuação. O enredo do filme prende bem o espectador e é como você disse, criativo mesmo Nat. Ah, e a atuação do Joseph Gordon-Levitt merece destaque, tá aí um ator que é genial também! :-)

    E logicamente, sem querer menosprezar o clássico Laranja Mecânica, chocante para a época e hoje venerado por muitos cinéfilos.

    Mas seguindo a onda de filmes non-sense, minhas dicas são sempre: vanilla sky, k-pax, identidade, 12 monkeys, etc. São os que vieram primeiro a cabeça, haha.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo como sempre comentando muito bem. Concordo com ele, principalmente quanto ao Vanilla Sky, tive que assistir 2 vezes pra entender. Mas eu sou loira né, não conto hahaha.

    De todos os que você publicou, só vi A Origem e Laranja Mecânica... e agora fiquei curiosa pra ver os outros. haha

    Beijo, Nat. Seja muito bem-vinda ao "novo" Armário.

    ResponderExcluir
  3. eu ADORO Cisne Negro, desses aí é o meu favorito!
    A Origem também é muito bom, mas eu meio que preciso assistir denovo porque ele me deixa confusa KK
    muito boa a coluna, quero ver mais vezes!

    beeeeijos,
    http://heeymaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Dai eu só comecei a ver a origem...e não cheguei nem na metade...não é o tipo de filme que eu gosto...mt complicado pra minha cabecinha..gosto de comedia romantica...e vou ficar aguardando o dia que terá dicas sobre...

    *;beeeijo

    Monique Vieira

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Marcello... De fato, A Origem é mto bom! E Vanilla Sky também é uma ótima pedida...
    Quanto ao Laranja Mecânica, devo dizer que só coloquei porque se encaixa muito bem no gênero dos non-sense. Na minha opinião, é um bom filme, mas só tem essa fama toda por causa do Kubrick... rs

    Lis, não se sinta sozinha... Eu tb assisti 2 vezes! Hahahahaha :D

    Para a Ray, nem preciso explicar o porquê de ter colocado o Cisne Negro no topo da lista. De todos os filmes que já vi, esse já entrou pra lista dos favoritos! Mas isso se deve, com certeza, a minha paixão por psicanálise. O enredo é puro Freud e Lacan.

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Ops... Esqueci da Monique!
    Pode deixar que vou providenciar um tema bacana para listar algumas comédias românticas. Também gosto desse estilo...

    ResponderExcluir
  7. Oie Elisa, vim agradecer a visita lá no meu cantinho flor ;)
    Amei as dicas de filmes, esse friozinho horrorozo pede filminho + pipoca quentinha, hahaha.
    Tenho certeza que dentro de pouco tempo teu blog estará bombando de novo, vc vai ver flor ;)

    bjiimm e ótimo semana

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sem limites se encaixa nessas condições. O filme é tri bom *-*

    Alguns dos filmes eu não vi, obrigada pela dica. ;*

    ResponderExcluir
  9. Cisne Negro = Princesa Amidala se pegando com outra mulher.

    Ponto de Vista = Normal

    Além da Vida = Filme de uma cena, o tsunami.

    A Origem = Muito pseudo-criativo, há vários filmes com a mesma temática.

    Laranja Mecanica = Foda!


    Há, quem quizer discutir mais filmes =] http://cinemaapilha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Abra seu coração: