segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Design? Design! - Que bicho papão é esse?




Bom dia, criativos!!!

Segunda postagem e é agora que o bicho pega...rs. Antes de entrar no assunto de hoje, quero responder alguns comentários da semana passada. 
Primeiro: NÃO, gente! Eu não tenho uma coruja, ok? rs... Teve gente que veio me perguntar e tal por causa de uma das fotos do meu mural em que eu estou segurando uma linda, super fofa, belíssima coruja. Essa belezura que está na foto comigo é a Funan, uma simpática coruja que tive a oportunidade de conhecer um dia depois do meu aniversário. Por que coloquei a foto? Porque sou apaixonada por esse bichinho fofo (e também por outras fofuras, como sapos, gatos e cobras). Dessa coleção de animais tchucotchucos, eu já criei apenas um sapo (o Falecido Frederick Taylor) e uma rã albina africana, que era macho (o desaparecido Aurélio). Contudo, pretendo sim, um dia, criar uma coruja. ;) 
Segundo: Xuzu, o arco e flecha é meu pai que fabrica e vende. Ganhei um de presente e treino em casa mesmo. (Merchandising: Interessados podem entrar em contato comigo!rs) 
Terceiro: Sobre o vídeo... Ok, algumas pessoas não entenderam muito bem o que quis dizer ali. Então vou tentar explicar rapidinho... O vídeo quer mostrar que embora se fale muito em "design", nem mesmo o mercado de trabalho valoriza e entende de maneira correta a função de um designer. E, muitas vezes, não entende nem mesmo o que é "design". Por isso, nesse espaço estarei tentando mostrar e esclarecer um pouco mais desse fantástico mundo para vocês.

Comentários respondidos, bafafás resolvidos... vamos à matéria de hoje: "QUE BICHO PAPÃO É ESSE?" 

Ok. O primeiro fato que percebi é que não ia adiantar muita coisa eu chegar aqui hoje e jogar D-O-N-A-D-A um monte de opiniões e fotos sobre o design de várias coisas. Até porque eu não quero escrever uma coluna daquelas que as pessoas só entram para olhar as fotos de objetos bonitinhos e terem ideias legais para enfeitar suas casas. Design não é isso! Eu quero escrever uma coluna que esclareça e faça as pessoas pensarem sobre as cores e formas que escolhem para compor as suas vidas. Sim! Eu quero opiniões críticas das imagens que eu colocar aqui. Do contrário, é melhor você comprar a Casa Claudia (nada contra à revista) e colocar na sua casa tudo o que está na moda só porque apareceu na sala da vilã da novela das 8. Mesmo que seu apartamento seja beeeeem menor e que não tenha absolutamente NADA a ver com a tendência X ou Y. Enfim, eu quero leitores pensantes, curiosos e criativos! :) Por tanto, nada mais justo do que, nessa semana, eu apresentar (de forma resumida, é claro) o mundo do design para todos.

Comecemos então por uma questão simples que faz muita gente pagar um micão: DESIGN - É um nome mais pop para Desenho Industrial. É o termo que se usa para denominar a profissão ou a área de conhecimento. DESIGNER - É a pessoa abençoada que exerce essa profissão. E também é um nome mais pop para Desenhista Industrial. Então, agora você não tem mais desculpas para dizer que o "designer" daquele produto é intrigante #fail, ou para falar que o sobrinho do primo do tio da sua sogra é um "design" #FAIL. Entendido? rs

Segundo a Wikipédia, "Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de objetos que serão produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção seriada e que demandem padronização dos componentes, compatibilização do desenho para construção em maquinário mecânico ou manual, envolvendo a repetição das diferentes etapas de produção. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema." e blá, blá, blá... 

Agora pode falar... #WTF? 

Eu costumo resumir de uma maneira bem didática. Quer saber o que um designer, de fato, faz da vida? Quer entender o que significa design? Muito simples! Vai no Google Translate e ele te responderá:


Aí é só você juntar as peças: design de interiores = desenhista de interiores; design de moda = desenhista de moda; design gráfico = desenhista gráfico; design de produto = desenhista de produto; e por aí vai...

P-O-R-É-M, é importante que você entenda que a palavra "desenhista" não significa que eu fico lá no meu trabalho desenhando o dia todo. (Na verdade, eu até fico...rs) O termo desenhista, nesse caso, traz uma ideia de projetista. O design é alguém que desenha (projeta) algum ambiente, marca ou produto. Simples assim! A gente cria tudo o que você vê, lê, compra, come, bebe e etc e tal... (Nós dominanos o mundo! Muaahaahaa Ass.: Pink e Cérebro). 

Espero que todos tenham entendido minha resumidééérrima explicação e que se divirtam muito nas matérias vindouras. Prometo não focar em uma única área! Quero falar em cada semana sobre um setor diferente, para que possamos discutir de tudo um pouco. (Só não vou falar de design de moda porque essa parte a Lis e a Tai já dão conta do recado..rs)... 
Aí embaixo eu vou deixar para vocês algumas imagens com exemplos visuais de alguns ramos dessa imensa árvore que é o design... E leiam até o fim porque lá embaixo tem uma enquete para vocês escolherem sobre o que eu vou falar na semana que vem.

OBS.: Antes que todos me perguntem, esse sapatinho cinderelético espelhado (primeira foto) é da Andréia Chaves e, embora pareça ser feito de espelhos, os polígonos são de plexiglass transparente (um tipo de plástico muito resistente).
OBS.2: A poltrona fofa (imagem à esquerda) é do arquiteto e designer italiano Alessandro Mendini.
 
OBS..3: A embalagem a la moustache é do projeto Caffè Cortesia, desenvolvido pelo designer italiano (novidade!) Augusto Arduini. A Coca-Cola dispensa aprensentações...rs. E a bolsa-sacola beeeem criativa é do produto emagrecedor Burn 60.

ENQUETE:

Já aviso que não é sempre... mas, de vez em quando, vou deixar vocês decidirem o assunto da coluna seguinte. E, claro! Super aceito sugestões de matérias, caso vocês tenham tido uma ideia bacana. É só enviar para o meu e-mail (que está na minha fichinha da abinha Todas Nós)

Então, para a semana que vem eu pensei nos seguintes temas:

1. Skates
2. Livros
3. Transformando coisas inúteis em mimimis domésticos

Votem nos comentários e até mais!


Comentários


6 comentários:

  1. Nath! Adorando seu post!
    sou projetista, e meu marido e a mãe tem uma loja de móveis planejados e uma de decoração! Vou ficar de olho nas postagem! Design é tudo de bom!!
    Beijones! Sucesso! by Jackie Demézio

    ResponderExcluir
  2. Amei, Nath! :)
    E a coruja é linda mesmo! Haha

    ResponderExcluir
  3. Curti o post!
    A parte que seu pai faz arco e flexa, também! :x
    Tô votando no número 3!

    ResponderExcluir
  4. Adooooorei!!! O post tá lindo, parabéns!!
    Eu voto no 3 tbm!
    xD

    ResponderExcluir
  5. Ahh! Então você treina bastante o arco e flexa e na proxima reunião leva pra ensinar um pouco pra mim hahaha :D
    Então, eu voto no numero 3!!!
    Adoro "faça você mesma", " reutilize isso e aquilo... "

    Bjo!!

    ResponderExcluir
  6. Eu voto no 3! :) E eu adorei, Nat!!! Não sabia que seu pai fazia isso, muito interessante! Lis

    ResponderExcluir

Abra seu coração: