domingo, 10 de julho de 2011

Domingo é dia de filme - Vai uma pizza, aê?

Olá, pessoal!
Para quem não sabe, hoje é o Dia da Pizza em São Paulo. Sim, em 1985, foi instituído pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual, o Dia da Pizza. Fato que, todos os anos, leva centenas de "pizzamaníacos" (como eu) a arrumar mais um motivo para se entupir dessa maravilha. (Tudo bem que eu não moro em São Paulo, mas isso é um mero detalhe...rs)
E foi buscando inspiração nessa data paulistana que escolhi o tema deste domingo: O QUE OS OLHOS VEEM, O ESTÔMAGO SENTE!
No "top 5" de hoje, trataremos de filmes cuja história circunda o mundo fantástico das calorias...
A COMILANÇA
Título original: La Grande Bouffe
Lançamento: 1973 (França/Itália)
Direção: Marco Ferreri
Atores: Marcello Mastroianni, Michel Piccoli, Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, Andréa Ferréol, Solange Blandeau, Florence Giorgetti, Michèle Alexandre.
Duração: 130 min
Gênero: drama
Quatro bem sucedidos homens de meia idade refugiam-se em uma mansão, abastecida com grande quantia de alimentos, com um único intuito: comer até morrer. Considerada a grande obra-prima do polêmico cineasta Marco Ferreri.

Em uma palavra: angustiante


TOMATES VERDES FRITOS
Título original: Fried Green Tomatoes
Lançamento: 1991 (EUA/Inglaterra)
Direção: Jon Avnet
Atores: Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker, Jessica Tandy, Cicely Tyson.
Duração: 124 min
Gênero: drama
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.
Em uma palavra: clássico


COMER, BEBER, VIVER
Título original: Yin Shi Nan Nu
Lançamento: 1994 (EUA/Taiwan)
Direção: Ang Lee
Atores: Sihung Lung, Kuei-Mei Yang, Chien-Lien Wu, Yu-Wen Wang, Ah-Leh Gua, Sylvia Chang, Winston Chao, Lester Chan.
Duração: 123 min
Gênero: comédia, drama, romance
Sr. Chu anda com sérios problemas familiares. Com a morte de sua esposa, ele ficou responsável por suas três filhas: Jia-Jen, Jia-Khien e Jia-Ning, três garotas com características muito diferentes. Até que surge a Sra. Liang, uma viúva que mudou-se para a casa ao lado da família. Mas, antes que a vida amorosa de Chu possa tomar algum rumo, a vida de todos sofrem mudanças: gravidez, morte e despejo.
Em uma palavra: delicado
NACHO LIBRE
Título original: Nacho Libre
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Jared Hess
Atores: Jack Black, Ana de la Reguera, Héctor Jiménez, Darius Rose.
Duração: 100 min
Gênero: comédia
Nacho (Jack Black) foi criado em um monastério mexicano, localizado em Oaxaca. Para tentar salvar o local ele decide se inscrever em um torneio de luta livre. Porém esta atitude tem também outro motivo: o interesse de Nacho pela irmã Encarnación (Ana de la Reguera), uma bela freira mexicana que chegou recentemente ao monastério.
Em uma palavra: hilário



SEM RESERVAS
Título original: No Reservations
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção: Scott Hicks
Atores: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Patricia Clarkson.
Duração: 104 min
Gênero: comédia romântica
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.
Em uma palavra: inspirador
Bom domingo e uma excelente sessão-pipoca ;)




Comentários


2 comentários:

  1. Só vi Nacho Libre e Sem reservas daí. Não gostei de nenhum deles hahaha. Apesar de dar pra rir um pouco com o Jack Black como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Então não perca a oportunidade de assistir A Comilança e Tomates Verdes Fritos.... São dois grandes clássicos do cinema ;)

    ResponderExcluir

Abra seu coração: